É bem provável que você conheça o seguro-desemprego e o abono salarial, mas o que você provavelmente não imagina é que esses benefícios são financiados pelo famoso PIS (Programa de Integração Social).
As pessoas costumam se referir ao programa também como PIS/PASEP ou NIS/PIS, e é por meio dele que os trabalhadores recebem seus direitos trabalhistas. A seguir, você pode conhecer melhor o programa, aprender a consultar e como sacar o PIS.
O que é PIS?
O PIS, como já vimos, é a abreviação de Programa de Integração Social, e se trata de uma tentativa de integração do trabalhador com o setor privado com o desenvolvimento da empresa. O programa é o destino de contribuições mensais das empresas privadas e os valores são encaminhados para o FAT ou o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Assim, por meio desse fundo, os valores acumulados são destinados ao pagamento do FGTS, seguro-desemprego e abono salarial. Além disso, é importante destacar que o número do PIS é criado ao registrar o seu primeiro emprego, sendo um número único, nunca terá alterações. Assim, mesmo que você vá trabalhar em outra empresa ou que mude de empresa privada para empresa pública.
PIS e PASEP é o mesmo?
Já adiantamos que PIS e PASEP não são o mesmo. Pois, o PASEP que é o Programa de Formação do Patrimônio Público não é o mesmo que o PIS, que como vimos, é criado no ato do registro do primeiro emprego em empresa privada. Já no caso do PASEP, o registro é feito no ato do registro do primeiro emprego nas empresas públicas.
No entanto, ambos os programas formam o Fundo PIS/PASEP, que possui conta vinculada ao FGTS desde a MP 946/2020.
Contudo, a regra é a mesma para os trabalhadores autônomos, que ao começar a trabalhar dessa forma e que contam com cadastro no NIT — Número de Inscrição do Trabalhador. Por fim, vale ressaltar que o número do NIT e PIS é o mesmo.
Veja também:
Empréstimo Itaú: como fazer simulação e solicitar
Cartão de crédito Pontofrio: fácil de solicitar pelo app!
Como solicitar o Empréstimo pessoal Banco Safra: Taxas e vantagens
É possível consultar o PIS online?
Sim, os trabalhadores podem consultar o seu PIS online por meio do CPF por meio de algumas alternativas, nos sites ou apps do governo. No entanto, é importante notar que para conseguir concluir grande parte das consultas, é necessário possuir ou criar uma conta Gov.br.
Além disso, para as opções de consulta nos aplicativos Caixa é necessário possuir login no banco. Para te ajudar de forma mais eficiente, disponibilizamos alguns guias passo a passo abaixo, com algumas das opções para consulta:
Site Meu INSS
Acessando apenas o site, sem precisar instalar aplicativos, você pode fazer a consulta e seu PIS usando a conta Gov.br, com seu CPF e senha. Confira os passos:
- Em primeiro lugar, acesse o site Meu INSS;
- Em seguida, clique na opção “Entrar com Gov.br”;
- Feito isso, insira o seu CPF e a senha para continuar;
- Por fim, ao entrar no portal, clique em “Meu Cadastro”, que fica no menu superior esquerdo. Com isso, você terá acesso ao número do PIS que é o mesmo que NIT.
Carteira de Trabalho Digital
Agora, usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, você pode consultar o seu PIS usando a conta Gov.br, com seu CPF e senha. Confira os passo abaixo:
- Em primeiro lugar, você deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na App Store ou Google Play;
- Em seguida, abra o aplicativo e clique na opção “Entrar”;
- Feito isso, usando o seu CPF e senha, faça login na conta Gov.br. Se você ainda não possuir uma conta, digite o seu CPF e clique em “Continuar” para criar uma conta;
- Ao acessar o aplicativo, clique em “Benefícios” e, em seguida, na opção “Abono Salarial”. Feito isso, clique na opção “Consultar” para ver o seu número do PIS;
- Por fim, o app irá disponibilizar o número NIT, que como já vimos, é o mesmo do PIS.
Além das opções de consulta online, por meio dos passo acima e dos demais não citados, é possível consultar também pelo telefone:
- Central Alô Trabalho: 158;
- Telefone da Caixa: 0800-7260207.
Como sacar o PIS?
Os trabalhadores possuem dúvidas sobre como sacar o PIS, no entanto, eles contam com possibilidades para sacar o PIS tanto online, quanto pessoalmente. Veja a seguir as alternativas!
Como sacar o PIS pelo app Caixa Tem?
Se você deseja saber como sacar o PIS pelo Caixa Tem, é importante saber que o pagamento é feito automaticamente para quem tem direito. Os depósitos caem na conta digital do Caixa Tem, conhecida como poupança social digital da instituição financeira.
Portanto, é usado apenas para pagar benefícios trabalhistas e sociais dos cidadãos. Em termos de pagamentos do PIS.
Como sacar o PIS pelo saldo da conta?
O PIS também pode ser depositado no saldo da conta individual do trabalhador na Caixa. No entanto, para isso, é necessário possuir saldo positivo e movimentação nos meses anteriores.
Como sacar o PIS com o cartão do Cidadão?
usando o cartão do Cidadão, você pode fazer saques do PIS por meio dos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Como sacar o PIS nas agências da Caixa?
Se você que saber como sacar o PIS nas agências da Caixa, o importante é conhecer os documentos necessários:
- Documento de identificação: RG ou CNH;
- Carteira de trabalho;
- Identidade militar;
- carteira de identidade de estrangeiros;
- Passaporte emitido no Brasil ou no Exterior.
Comente a seguir a sua opinião sobre o conteúdo e compartilhe com seus amigos!